Daniela Menti

Que tal dormir dentro de um tubo de concreto? Essa é a proposta do Kulu Tubo Hostel no México. Sem trocadilhos de “entrar pelo cano” por favor, mas o conceito deste hostel segue uma proposta um pouco diferente, camas dentro de enormes tubos de concreto!

Me hospedei por uma noite no Kulum Tubo Hostel, que fica localizado em Bacalar. A 5 min do centro e 20 min a pé da belíssima Lagoa de Bacalar, o hostel me surpreendeu bastante.

Cheguei em Bacalar de ônibus, partindo de Tulum. O bus te larga no centro da cidade, então fique atento que você vai caminhar num calor absurdo dependendo a época.

Eu estava sem carro e fui a pé mesmo até o hostel. Se você estiver com muitas malas, pegue um taxi, tem vários rodeando os turistas próximo onde o ônibus para. Não se assuste com a estrada quando sair da rodovia principal, parece que você está indo para o meio do nada, mas está no caminho certo.

Na entrada do hostel, tem um barzinho muito simpático de bambu, onde servem comida a noite também. Tem piscina, mas confesso que não entrei. Todos os quartos dispõem de varanda térrea com vista para a piscina. A Wi-fi estava instável, como em quase todos os hostels dessa viagem.

Os quartos são equipados com cama de casal e ar condicionado. A sensação é engraçada quando você fecha a cortina. Ele é um pouco apertado é claro, mas muito confortável no fim das contas. Tem um cabide para pendurar algumas roupas, e fora do tubo tem uns ganchos muito úteis para você secar suas roupas.

Os banheiros ficam numa área anexa à piscina. A equipe da recepção 24 horas fala inglês e espanhol. O aeroporto mais próximo fica a 35 km em Chetumal. Se você quiser cruzar a fronteira e dar um pulinho em Belize são apenas 47 km até Corozal.

O valor foi de 470 pesos mexicanos (90 reais) em fevereiro de 2018, que ainda é considerado baixa temporada, e mesmo assim estava lotado. A noite o hostel fica lindo iluminado e rola uma confraternização com música, mas nada muito louco. O custo-benefício foi ótimo, e a experiência de dormir num tubo de concreto foi divertida. Mas evite se você tiver claustrofobia.

Aconselho muito ir até Bacalar, fique pelo menos uma noite no Kulu Tubo Hostel, foi o suficiente para aproveitar um dia e meio nessa lagoa cor de esmeralda que não é tomada pelo turismo de massa igual Tulum.  A cidade é um destino pacato, indicada para quem quer relaxar e se desligar do mundo.

Lagoa de Bacalar

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários