Daniela Menti

Primeiro vamos partir da ideia de que você não deve ir pra Malmo ou pra qualquer país nórdico no inverno se você tem baixa tolerância ao frio, chuva, e o famoso vento de renguear cusco.

Brincadeiras a parte, se você quiser riscar mais um país da sua lista e estiver por perto, Malmo é uma ótima escolha, pois é muito fácil fazer um bate-volta saindo de Copenhaguen.  Como a vida de professor é tinhosa e as férias longas são só no final do ano, no agradável inverno Europeu, Malmo entrou pro roteiro.

Se você sair de Copenhagen basta pegar um trem na Estação Central, com duração de uns 45 minutos. Vale lembrar: não esqueça do passaporte pois tem o controle de fronteiras na entrada da Suécia. A viagem já vale por passar sobre a ponte Øresund, onde o trem passa primeiramente por um túnel submerso. Em seguida, volta-se ao nível do mar sobre Peberholm, que é uma ilha artificial que foi construída com os restos de materiais, um exemplo da brilhante engenharia sustentável do país.

Ponte Øresund. Foto: Twisted Sifter

Mesmo Malmö sendo a terceira maior cidade da Suécia, é muito fácil de conhecê-la em um dia, a pé ou de bicicleta. Por ser inverno e estar realmente muito frio não deu para visitar a parte de praias e aproveitar os parques. Mas tem muitas áreas verdes pela cidade, o que deve ser muito movimentado no verão.

Da estação central Malmö C é muito fácil chegar até o centro, um dos primeiros pontos que você vai passar é o prédio da prefeitura, muito simpático.

A Praça Stortorget é uma das principais, onde podem ser encontrados além da prefeitura outros prédios históricos. A região é exclusiva para pedestres, logo você encontrará diversas lojas pelo caminho.

City Hall

Tem umas lojinhas bem peculiares pelo caminho, tipo esta com a galera de Game of Thrones na vitrine

 

O vitrinista merece um aumento

St. Petri Church

A igreja de São Pedro inaugurada no século XIV também fica pelo centro da cidade com visitação gratuita.

St. Petri Church

Ainda na parte antiga da cidade, outra ponto que merece uma visita é a fortaleza da cidade  e seu castelo erguido em 1530. O prédio é um dos mais antigos que preserva as características da renascença nórdica onde hoje abriga o Museu de Arte de Malmo. A visitação custa 40SEK e acontece das 10 da manhã até as 5 da tarde.

Castelo Malmöhus. Foto: Maria Eklind

Outra coisa que você não pode deixar de observar na cidade é a arquitetura futurista que caminha junto aos prédios clássicos da cidade.  O Emporia Mall é um grande shopping com um estilo bem diferente. O prédio fica um pouco fora do centro, e é preciso voltar algumas estações de trem para vê-lo. Também vale a pena uma visita no Turning Torso, outro prédio engraçadinho.

 

Turning Torso. Foto: E-architect

A cidade em si é muito simpática e jovem, devido as universidades próximas. MAs aconselho a visitá-la no verão para aproveitar a parte verde da cidade. No verão também é possível fazer uns rolês mais alternativos como dar uma voltinha de barco em Slottsparken, ou fazer uma visita a e se encher com deliciosos chocolates na Malmo Chocladfabrik, que está inclusa em alguns Free Walking Tours.

Prédios simpáticos no centro de Malmo

Como chegar em Malmo:

Saindo da estação central de Copenhagen, a København H, e ir até Malmo C. O trem leva em torno de 45 minutos, custando o trajeto de ida 110 DKK, não é preciso ser comprado com antecedência, pois há trens a cada 30 minutos.



Booking.com

 

 

Os comentários estão fechados.