Daniela Menti

Londres pode até ser uma das capitais mais interessantes da Europa, mas se você quiser ter um descanso da loucura da cidade, um bate-volta para a cidade universitária de Cambridge é uma ótima ideia.

Fundada em 1209, Cambridge é uma das universidades mais concorridas do mundo! Foi a universidade do físico Stephen Hawking, da escritora Virginia Woolf até os atores Ian McKellen e Tilda Swinton estudaram lá. Mesmo antes da universidade fazer a fama do local, a área já era um importante entreposto de comércio.

O centro de pesquisas é enorme, com vários colleges espalhados pela cidade. Para se locomover pelas ruas estreitas da cidade, a melhor opção é a bicicleta, sendo possível alugar uma para passar o dia por lá. Há ciclovias por todos os lados, cuidado para não ser atropelado por um estudante desgovernado.

O que fazer?

Os principais pontos turísticos de Cambridge pertencem à universidade, como museus, igrejas e o jardim botânico. É interessante verificar antes da viagem o horário de visitação.

Passeio pelo Rio Cam

O passeio pode ser feito nessas gôndolas, que normalmente é guiado por um estudante de algum dos colleges, que conta muitas historias sobre o lugar. A duração é de 45 minutos e os preços variam entre £15.00 – £17.00. Existem vários pontos de partida ao longo do complexo.

Passeio pelo rio Cam

King’s College

Este é o cartão postal de Cambridge. Se você tiver sorte, sua viagem pode coincidir com algum concerto que estiver ocorrendo na capela.

A instituição foi fundada em 1441 por Henrique VI, sendo considerada um dos maiores exemplos da arquitetura gótica inglesa. Ele tem a maior abóbada em leque do mundo e os vitrais e a tela de madeira da capela são considerados alguns dos melhores de sua época. A visitação custa £9.00.

King’s College – vista dos fundos

Corpus Christi

Na mesma rua do Kings College, há um dos pontos turísticos mais “novos” da cidade, o relógio Corpus Christi, inaugurado em 2008. O gafanhoto, que fica em cima do relógio é conhecido como “Chronophage”, aquele que come o tempo.  É interessante.

Corpus Christi

Trinity’s College

Lembra das aulas de física sobre as 3 leis de Newton quando a famosa maçã caiu na cabeça dele? Então, Trinity College foi a universidade do físico e pode ser encontrada a descendente da famosa macieira que o inspirou na Teoria da Gravidade. Infelizmente, a parte aberta ao público são apenas os jardins e a capela. A Wren Library é uma das bibliotecas que é aberta a visitação, mas a fila de espera para entrar me fez desistir. É interessante chegar cedo se você tem vontade de conhecer o local. A entrada na biblioteca é gratuita, apenas a capela você deve desembolsar £3.00.

The Great Gate – Trinity College

Detalhes do Trinity College

St. John’s College e Ponte dos Suspiros

Locação de filmagem do filme a Teoria de Tudo. É um dos colleges mais bonitos. A ponte dos suspiros teve o nome inspirado da sua homônima de Veneza. Custa £10.00 para visita-la, mas acredito que o exterior dela é mais bonito que a parte interna, aproveite para fazer um piquenique pelos parques ali perto.

Ponte dos Suspiros – WikiCommons

Museu Fitzwilliam

Finalmente algo gratuito! O museu tem um acervo interessante, mas a parte para a visitação não é tão grande, a visita é bem curtinha.

Pubs

Se a cidade é universitária, e você está de saco cheio de museus e capelas, é claro que você vai encontrar uma infinidade de pubs para tomar uma cerveja no fim do dia. Perca-se pelas ruas estreitas e prove uma em cada bar que encontrar, só não perca a hora do trem de retorno. Muitos tem vários pratos com comidas típicas, ou o bom e barato fish and chips.

Não deixe de passar no pub The Eagle, aberto em 1667, um dos maiores e mais famosos de Cambridge.

 

Como chegar:

Saindo de Londres, pela King’s Cross, a opção mais em conta é ir de trem. A viagem demora entre 40 minutos a 1h e 15 min, dependendo do trem qeu você pegar. Os valores vão de 14£ a 30£, sendo que no final de semana tende a ser mais barato.

Se quiser aumentar sua visita por Cambridge, pesquise onde ficar por aqui:

Booking.com

Os comentários estão fechados.