Daniela Menti

Apenas a 12 quilômetros da simpática cidade de Mostar, com uma das melhores culinárias dos Balcãs na minha nobre opinião, encontra-se a vila de Blagaj. É uma viagem rapidinha de carro. Se você não estiver afim de dirigir, informe-se na estação rodoviária ou no seu hostel, pois existem vários ônibus ao longo do dia que te levam até Blagaj.

Eu fiquei num hostel maravilhoso, o Hostel David, bem no centro de Mostar. Conversei com o dono do hostel (que não se chama David) que gostaria de visitar o tal lugar mas não sabia como, ele mesmo se ofereceu pra guiar um passeio até Blagaj com parada na cidade murada de Počitelj por um valor bem em conta. Vários hostels oferecem esse tipo de serviço, logo, não é difícil de chegar lá.

Rio Buna e o Monastério

A vila é calma, com algumas famílias visitando o lugar. Tem alguns restaurantes que se alinham às margens do rio, oferecendo vistas lindas do Rio Buna. Aproveitamos a sombra e o fresquinho da margem do rio para tomar um vinho, presente do nosso superguia/dono do hostel. As lojinhas de presentes são bem bonitas e os preços são bem em conta, mas quem quer pensar em compras nesse visual? 

O mosteiro foi construído por uma seita de monges-soldados um pouco parecida com a dos Cavaleiros Templários, chamado de “bektašije ‘, e está incrustado a um penhasco com vista para as águas esverdeadas do rio Buna.

Sua construção foi feita durante o Império Otomano entre 1446 e 1520 e chegou a ser esconderijo durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, os monges da ordem Naqshbandi habitam o mosteiro e algumas cerimônias ainda podem ser vistas por lá.

Vista do estacionamento para o vilarejo 

O contraste da simplicidade local em meio ao silêncio quebrado pelo som do Rio Buna é algo transcendental, recomendo que você visite o local cedinho pela manhã, para aproveitar bem a calmaria do local.

Por fim, você pode fazer um breve passeio de barco até a caverna que é o começo do Rio Buna. Segundo os locais, a água é pura o suficiente para beber diretamente sem necessidade de filtros. Não arrisquei a possível esquistossomose.

Passeio na caverna

Blagaj é ótimo para descansar e repor as energias, por isso, reserve algumas horas, de preferencia próximo ao meio dia, para almoçar e fazer o soninho da beleza na sombra das plantas. Depois, você pode ir até Kravica, um complexo de cachoeiras no rio Trebižat.

 

Booking.com

Os comentários estão fechados.