Daniela Menti

Um passeio um pouco diferente que vai além das paisagens surreais dos lagos espelhados da Eslovênia é a caverna Postojna. O complexo de cavernas localiza-se a 54 quilômetros da capital Ljubjiana. No caminho para Postojna já aparecem as primeiras surpresas do pequeno lugar: paisagens lindíssimas corriam pela janela do ônibus junto a montanhas, lagos e muito verde.

Postojna possui aproximadamente 20 quilômetros  de galerias repletas das mais diferentes esculturas fantasmagóricas que sua criatividade pode encontrar.

Interior da caverna

A ação dos anos, fez com que formações rochosas nascessem na caverna nos mais diversos formatos. As estalactites decoram o local como se fossem cristais caindo do céu. Em alguns pontos da caverna foram instaladas lâmpadas e até lustres de cristal no teto, dando a impressão de realmente estar dentro de um palácio que foi projetado por Salvador Dalí.

O processo de formação das estalactites é dado pela infiltração da água da chuva que aos poucos vai sedimentando os minerais e formando estas “gotas” que caem do teto da caverna, já as estalagmites tem um processo mais lento de formação, pois originam-se de pingos-d’água que caem do teto de uma cavidade carregados de bicarbonato de cálcio (obrigada google). 

A caverna é tão grande, que parte do trajeto é feito em uma espécie de trenzinho. A temperatura interna fica em torno dos 10 graus. Então, não esqueça do casaquinho por mais quente que esteja do lado de fora.

Existem várias galerias que ganham seus nomes devido suas características de formação. O salão do espaguete foi um dos mais legais que eu visitei. São estalactites tão finas que saem do teto e juntas dão a imagem de um prato de massa. E eu não estava com fome pra ver miragens, foi a explicação do guia mesmo. Parte do caminho é feita a pé onde é possível fazer milhões de fotos. Existem algumas subidas com o chão irregular e um pouco escorregadio devido a umidade, então cuidado em dobro.

Salão do Espaguete

O passeio dura em torno de 1 hora e tem guias em vários idiomas, é só você escolher quando compra o seu ingresso. O tour termina em um grande anfiteatro que é usado para apresentações de orquestras devido a acústica do lugar, infelizmente, não tinha nenhuma no dia. Para não perder o costume, o último ponto antes da saída da caverna é uma lojinha de presentes muito legal. Você pode comprar um cartão postal único e enviar dai mesmo! Você paga o selo e a senhora da lojinha envia pra você, muito chique não?

As fotos não mostram a beleza deste lugar

Como chegar a Postojna Cave?

Trem, ônibus ou carro.

Optei pelo ônibus, não foi necessário reservar antes. Assim que cheguei já comprei para o dia seguinte. O presidente russo estava visitando a cidade no dia, então a cidade estava um pouco caótica. Paguei em torno de 36 euros a viagem de ônibus de ida e volta mais o ingresso da caverna e o ingresso para o Castelo Predjana, comprei direto na estação central, mas se você quiser pode ser feito pelo site.

Finalizada a visita pela caverna e todas as lojinhas de souvenir visitadas devidamente como manda o protocolo de quem adora uma muamba, era hora de partir para a próxima atração: O Castelo Predjama que vem em outro post.

 

Os comentários estão fechados.