Lenda de Predjama – o castelo incrustado nas pedras
Depois de sair de Postojna maravilhada com a beleza do lugar, era hora de pegar um ônibus até o castelo de Predjama, apenas 9km de onde estava. A posição estratégica do castelo ser incrustado no arco da caverna foi uma escolha interessante pois o transformou numa fortaleza impenetrável, tendo sida apenas afetada por um terremoto em 1511.
Lenda de Erazem de Predjama
Durante o século 15 o senhor do castelo, além de ser um barão, era conhecido por ser um grande ladrão. Segundo a lenda, o Barão Erazem, entrou em conflito com os Habsburgos da Áustria, tendo assassinado o comandante do exército para defender a honra de um amigo. Todo mundo que lembra daquele monte de matéria que estudou pro vestibular sabe que não se deve arrumar treta com uma das casas mais poderosas da Europa. E não deu em outra, o imperador Frederick III encomendou sua morte junto ao governador de Trieste (cidade fronteiriça que hoje pertence a Itália). Erazem então foi morto depois de um longo cerco graças a traição de um de seus homens, acabou sendo morto por um tiro de um canhão.
Em 1846 o castelo foi vendido à família Windischgrätz, que permaneceu seus donos até o final da Segunda Guerra Mundial, quando foi nacionalizado pelas autoridades comunistas jugoslavas e transformou-se em um museu.
Passagem secreta
É possível fazer um segundo tour dentro do castelo que te leva pela rede de cavernas as quais Erazem utilizava para continuar com seus assaltos. A visitação a esta parte do castelo funciona apenas de maio a setembro.
Fantasmas em Predjama
O castelo já foi investigado em 2008 pelo Ghost Hunters International no canal Sci Fi, Não por menos acreditar que o tinhoso caminha por aí. O porão era utilizado como local para tortura de quem não se comportava bem, isso incluía os serventes da casa até ladrões da cidade. As paredes grossas da rocha isolavam os gritos e a noite faz um frio inimaginável. As vítimas eram amarradas pelos braços, recebiam punições físicas dependendo de seus atos e passavam uns dias de férias lá embaixo. Muitos morriam de infecções nos ferimentos e de problemas respiratórios devido a umidade e as condições do lugar. Que medo né?
Museu
A visita pelo castelo não é guiada, mas na compra do ingresso você ganha o audioguia no idioma de sua preferencia. O local é lotado de objetos antigos, como armas, esculturas e quadros a óleo. Das janelas do topo do castelo você pode ver o jardim e a floresta que rodeia o castelo, é simplesmente maravilhoso.
Como chegar:
Saindo de Ljubljiana você pode organizar seu roteiro para visitar pela manhã a caverna Postojna e a tarde o castelo. Na estação central são vendidos os bilhetes de ônibus para os locais bem como já os ingressos. O ideal é reservar um dia antes se for alta temporada, nunca se sabe né. Se você estiver de carro alugado, as estradas são muito boas e bem sinalizadas, menos de 60km de distancia da capital.
O que você precisa ter em mente é que sua visita deve ser obrigatoriamente feita na hora que você escolheu na compra. Vimos pessoas tendo problemas por que se atrasaram e queriam pegar a próxima visita. Os locais, tanto a caverna quanto o castelo, por lei podem receber apenas um determinado número de pessoas por visita, então, não vá perder a hora. Logo antes de chegar no castelo tem diversos restaurantes pequenos e lancherias que você pode almoçar, mas recomendo levar um lanche e aproveitar as paisagens de contos de fada para fazer um piquenique.
Se você estiver por lá no mês de julho, acontece um festival medieval , com muitos jogos, campeonatos de lutas, arco e flecha e muita comida. As festividadessão chamadas de Torneio Anual dos Cavaleiros, e todo mundo pode andar vestido a caráter, então programe-se e compre já sua fantasia.