Free Walking Tour – Salvando sua vida sem gastar muito

Planejou sua viagem pra aquela cidade bonitona que você viu no Instagram mas não tem idéia do que fazer por lá? Ou tá sem tempo de montar um roteiro e não quer se preocupar muito em estudar sobre o lugar? Tá sem dinheiro pra contratar um guia, ou não tem saco pra ficar em excursões com grupos fechados?
Tem um serviço mágico que funciona basicamente em tudo que é cidade! (menos na minha, por que né). É uma maneira diferente de conhecer a cidade, e o mais legal, você acaba conhecendo muitas coisas fora do roteiro turístico batido.
Os Free Walking Tour funcionam de uma forma bem simples. Você entra no site, (por exemplo Free Walking Tour Milão), e existem vários guias cadastrados, escolha o que você quiser. Estes guias trabalham de forma independente, muitos são estudantes de universidades que trabalham como guias para conseguir uma renda extra, ou seja, mesmo sendo gratuitos, eles pedem uma gorjeta no final do passeio que fica a seu critério.
Normalmente, existem duas saídas, uma pela manhã e uma pela tarde, e eu acredito ser um dos melhores jeitos de explorar novos lugares. Quando cheguei em Milão, não achei que teria muita coisa para visitar além da Galleria Vittorio Emanuelle e o Duomo. Fiz o tour com um guia bem engraçado e que conhecia cada tijolo de cada prédio da cidade. Nunca vi alguém tão entusiasmado contando a historia de Milão. Estávamos num grupo grande de umas 20 pessoas, ele nos contou toda a história da construção da catedral.
Ele nos levou para uma igrejinha que por fora não parecia nada de mais, explicando que deveríamos entrar de olhos fechados, e somente quando ele autorizasse poderíamos abrir os olhos. Dentro da igreja, quando ele deu a ordem, me deparei com paredes todas decoradas com crânios humanos. A igreja de San Bernardino alle Ossa, é um ossário construído em 1200, que eu jamais teria sido visitado se não fosse deste jeito.

San Bernardino alle Ossa
Em cidades grandes, estes tours são divididos por bairros. Em Zurique por exemplo, você pode fazer o tour pela cidade antiga pela manhã, visitando o antigo relógio da cidade, alguns prédios importantes, jardins, etc… A tarde, você pode optar pelo tour na cidade nova, o que é mil vezes mais legal que o primeiro. Fiz o tour com o mesmo guia que fiz pela manhã, e descobri as coisas mais inusitadas em Zurique, desde uma boate dentro de uma indústria de tratamento de leite, até uma loja moderninha de bolsas no décimo segundo andar de um prédio feito de containers!

A baladinha era ali em cima nas vacas meditando
Leia mais em: Conhecendo o bairro alternativo de Zurique: Zürich West
Quem for fã de séries e filmes, e estiver em uma cidade que foi locação de filmagem, você também vai encontrar uma terceira opção de passeios, que são os tours temáticos. Estes funcionam do mesmo jeito que os anteriores, porém é focado em te mostrar os locais que sua série preferida foi filmada. Em Dubrovnik, na Croácia, algumas cenas de Game of Thrones foram gravadas. Então se prepare para encontrar muitos guias vestidos a caráter. Imagine você um Jon Snow coberto em peles em pleno verão adriático de 40 graus.

Quando os outros turistas viram figurantes da sua foto
Independente do Free Walking Tour que você escolher, vale lembrar que a pessoa que está te contando a historia do lugar, está trabalhando, faça sol, faça chuva. Ela não recebe outros auxílios (isso é o que eles dizem pelo menos), então vamos deixar de ser mochileiros mão de vaca e deixar uma boa gorjeta pra eles.