Daniela Menti

Sabe aquelas paisagens de contos de fadas, com casinhas na margem de um lago, com seus telhados branquinhos de neve? Esta é Hallstat, um vilarejo simpático escondido nas montanhas nevadas da Áustria.

Vi uma foto de Hallstat no Pinterest e vi que era possível chegar a partir de Munique, então acrescentei ela no meu mochilão. Eu já havia visitado a Áustria no verão uns anos antes, agora seria a possibilidade de ver aquele cenário na neve!

A clássica foto de Hallstat vista do outro lado do lago

Hallstat é famosa por ter a mina de sal mais antiga do mundo sendo possível visitá-la em algumas épocas do ano. Localizada nos Alpes a 70 quilômetros da terra de Mozart, Salzburg a vila é ótima para quem procura tranquilidade, reserve um dia para desfrutar a beleza do local. Por ser bem pequena (e absurdamente cara), descartei a ideia de passar a noite lá e voltei para Munique no final do dia.

Como chegar?

O mais indicado é chegar a partir de Salzburg, de carro, ou mesmo de ônibus. Como eu tinha poucos dias no meu mochilão, saí de Munique. Alugamos um carro na estação central de Munique mesmo e partimos cedinho para lá. As estradas são muito boas. Alugamos sem GPS e confiamos no santo Google Maps que não nos deixou na mão. Cuidado com os “retornos”. Ao contrário do Brasil, que tem um retorno a cada quilômetro nas rodovias, na Alemanha você vai andar por um belo tempo até encontrar um.

A viagem foi longa, foram quase 3 horas dirigindo. Deixe o carro no estacionamento pago, senão você vai ser multado. Leve lanchinhos junto e não deixe de provar o chocolate quente deles!

A caminho de Hallstat

Demos sorte de pegar o tempo limpo, pois recém havia nevado. Me apaixonei por Hallstat e suas casinhas, ficaria pela região uma semana explorando. Você pode se perder pelas ruas estreitas, subir até a igreja e visitar o antigo cemitério. Tem uma cripta dentro de uma das igrejas mas estava fechada quando fomos. Infelizmente no inverno, o passeio de barco no lago não funciona, mas a gente deixa isso como motivo para voltar.

Quando visitar

Eu fui na época do Natal, então tinham várias lojinhas de artesanato em madeira com trocentas quinquilharias natalinas. Eu nem amo um artesanato, fiquei louca né. Apesar de Hallstat ser surreal no Inverno, eu acredito que seja melhor optar pelo verão, por ser mais tranquilo de dirigir e não correr o risco de chegar lá no meio da neblina e não ver nada. De qualquer jeito, Hallstat é incrível de qualquer jeito.

Se você quiser passar a noite em Hallstat para aproveitar os restaurantes caseiros e ver a cidade iluminada, confere aqui as opções de estadia na cidade.

 



Booking.com

Os comentários estão fechados.