Daniela Menti

Creta é a maior ilha da Grécia, e também a mais populosa. A ilha fica situada no mar Egeu e se você for um nerd que gosta de mitologia assim como eu (olha a rima), Creta também é conhecida por ser a ilha onde o Rei Minos construiu o famoso labirinto que escondia o Minotauro.

Você já viu essa imagem nos livros de história do vestibular. (mas sem a bocó de chapéu ali na frente)

Mas calma lá, Teseu já matou o Minotauro há muitos mil anos atrás, então visitar a ilha é bem tranquilo e você não vai precisar levar um novelo de lã para não se perder no labirinto.

Estudos hoje indicam que a construção não escondia nenhum monstro, mas era sim um centro administrativo da cidade de extrema complexidade, então as pessoas o chamavam de labirinto.

Ruínas do antigo labirinto.

Como chegar em Creta?

Você pode chegar por dois aeroportos, o de Heraklion, e o de Chania ambos recebem vôos das low-costs europeias EasyJet e da Ryanair.

Como eu estava em Santorini, optei por ir de Ferry (o que foi uma burrice, em outro post eu explico). As opções de transporte hidroviários são muitas mas as principais são a Blue Star e a ANEK, mas pesquise bem, e compre com antecedência.

Pelo fato da ilha ser muito grande, optei por alugar um carro, assim seria possível conhecer muita coisa em três dias. O ideal é você viajar antes ou depois da alta temporada, caso contrário as praias estarão lotadas e os preços estarão o dobro do normal.

Montanhas em Creta

Por do sol em Balos Beach

Balos fica a noroeste da ilha e conforme a maré muda, formam-se lagoas naturais. A praia estava sem uma alma viva, talvez o caminho difícil e os inúmeros quilômetros expliquem o fato

Balos beach

Kedrodassos: Sudoeste da ilha

Esta praia não é muito conhecida por turistas, mas muitos estudantes locais a escolhem para acampar. A água é de um azul incrível, e é permitido o nudismo. Foram necessárias muitas horas de asfalto e algumas de estrada de chão entre as cabras e plantações oliveiras.

Elafonisi

A paisagem dessa pequena ilha grega é formada pelas flores coloridas, a areia branca e macia e o mar de cor água-marinha. O calor que fazia nesse dia era insuportável.

Onde ficar: Hersonissos

Muita gente opta por ficar em Heraklion, que é a cidade portuária de Creta. Mas fica bem longe do centro, então escolhi um hostel incrível em Herssonissos (parada 21 do ônibus saindo de Heraklion). Existem varias opções por lá, e você estará a 5 minutos da praia. Tem diversos parques aquáticos pelo centro onde rolam festas a noite. Recomendo uma visita por lá.

Os comentários estão fechados.