Cavernas de Zakynthos, a ilha mais bonita da Grécia
Você quer curtir a Grécia sem gastar horrores e lidar com adolescentes baderneiros de passar 3 dias seguidos indo para festas com bebidas duvidosas? Esqueça Santorini e Mykonos, as queridinhas do Instagram. Vem conhecer uma das ilhas mais legais do país: Zakynthos e suas cavernas. Mas eu não vou falar da Navaggio Beach que você provavelmente já viu milhões de fotos no Pinterest e já foi eleita a praia mais bonita do mundo.
Primeiramente você deve reservar no mínimo uns 3 ou 4 dias para curtir este paraíso. E o melhor jeito de desbravar a ilha acredito que seja de carro alugado, assim você pode montar seu próprio roteirinho.
Acontece alguma magia nesta ilha, que faz com que os tons de azul da água sejam algo surreal, devido sua quantidade de calcário nas rochas. Na parte ocidental da ilha você vai descobrir um cenário digno de qualquer filme de mitologia grega: as Cavernas de Volimes, ou simplesmente as “Blue Caves”. A Ilha é citada nos poemas da Ilíada e da Odisséia, onde a mesma foi conquistada pelo rei Arkesios de Cefalônia, e depois por Ulisses (aquele bonitão lá que se meteu na Guerra de Tróia que a gente viu no filme do Brad Pitt).
Conhecer as cavernas é muito fácil, porém só pode ser feito de barco. Fique tranquilo se estiver conhecendo o local sozinho, pois existem diversas “barraquinhas” que vendem o tour de barco com parada pra mergulho, e não é caro como nas outras ilhas. O tour que contratei partia a cada 1 hora e custou em torno de 7 euros. Também próximo ao ponto de partida tem vários restaurantes deliciosos e baratinhos para você conhecer a comida grega. Não deixe de provar o Feta Cheese que é o queijo de cabra típico da região.
Não tem muito o que falar das cavernas, as imagens falam por si. O reflexo da luz do sol na água transforma as ondas em cenas que parecem um sonho. Se o seu motora do barco for parceiro, ele te deixa bem pertinho das cavernas e você pode ir nadando no interior delas, lembre-se de combinar o tempo. Afinal, queremos um cenário de Percy Jackson e não de O Naufrago. Se você não souber nadar os barcos normalmente vem equipados com boias e coletes salva-vida, e a alta densidade de sal na água também não vai te deixa afundar tão fácil.
O passeio durou em torno de duas horas e foi absolutamente incrível, nosso barco tinha o fundo de vidro então dava pra ver os peixinhos. Muitas agências vendem este passeio junto com a visita até Navaggio Beach, a praia lá do início. Os valores oscilam durante a baixa e alta temporada, mas na época custavam em torno de 40 euros. Fique esperto e negocie direto com o dono do barco ali nas proximidades, pois é muito fácil de cair nesses golpes de turistas.
Chegar em Zakynthos é muito fácil, pois além da malha hidroviária, a cidade conta com um aeroporto que recebe vôos das nossas queridíssimas low costs. Ah, é provável que você não encontre vôos pra lá se procurar por Zakynthos. Procure por “Zante” que é o nome em italiano da ilha. assim como metade da Europa já pertenceu ao império Romano, Zakynthos não se escapou, e muitos sites utilizam sua grafia italiana, vai entender.
E aí, ficou com vontade de conhecer esse paraíso? Sabia que você pode reservar sua hospedagem em Zakynthos aqui pelo blog ?