Turismo gastronômico: conhecendo Granville Island Public Market
Granville Island é uma ilha próxima ao centro de Vancouver que hoje abriga um grande mercado público com mais de 50 opções de restaurantes e lojinhas de produtores locais.
A ilha não é muito grande, facilmente pode ser percorrida a pé em uma tarde. O ideal é chegar lá de manhã para pegar os produtos fresquinhos e almoçar tendo a vista da marina. Para chegar até Granville Island é preciso pegar um ferry, numa viagem que dura menos de 10 minutos e custa aproximadamente 3 CAD.
A ilha é famosa principalmente pelo Public Market. O mercadão estilo feira brasileira funciona todos os dias, das 9h às 19h. Os produtos oferecidos são um pouco mais caros que os encontrados em Downtown, mas vale a experiência. As opções de gastronomia local são diversas, uma opção muito procurada são os restaurantes que vendem cones com frutos do mar por 6 CAD, não deixe de provar.
As lojinhas também vendem artesanatos típicos, joias e peças de decoração. Alguns produtores vendem os mais diversos tipos de temperos, molhos e marmitas. Em outras lojas é possível provar a culinária local, como as famosas poutines (batatas fritas com molho de queijo) ou alguns pratos mais rebuscados, como cremes de trufas com frutos do mar.
Se você for louco por doces, não deixe de passar nas docerias do mercado. Uma das mais antigas de Vancouver vende seus produtos lá. As opções são diversas, e os preços não são fora do normal. Comprei um cupcake red velvet com creme de licor por 4 CAD. Caso você não está afim de gastar seu dinheirinho, passe pela sessão de frutas e queijos, é possível fazer degustação dos produtos e você não vai se decepcionar.
O local é ótimo para passear com crianças, pois também tem uma parte do Public Market dedicada aos baixinhos, o Adventure Zone. Quando estive lá, uma ONG que trabalha com a interação entre crianças e animais estava expondo alguns falcões e ensinando algumas curiosidades sobre os animais para as crianças. O local também tem diversas mesas e bancos ao ar livre, ótimas para quem quiser fazer um piquenique.
Como chegar:
A ilha na verdade é uma península, podendo ser acessada por terra, porém o jeito mais prático é pegar um False Creek Ferry, para ter a experiência de chegar lá de barquinho. Eles também oferencem alguns passeios exclusivos, mais informações no site: False Creek Ferry