Daniela Menti

Quando eu estava montando meu roteiro curtinho por Vancouver, eu queria incluir o máximo de belezas naturais possíveis. Os lagos mais legais (Emerald, Louise e Moraine) se encontram na região de Alberta e nas Rocky Mountains, e ficaria muito difícil chegar lá tendo apenas uma semana. Descobri o Joffre Lakes Provincial Parks há 185 km de Vancouver, totalmente possível fazer um bate-volta com direito a uma paradinha em Whistler onde ocorreram os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010.

O Parque

Descobri esses lagos fuçando no Instagram. Encontrei poucas informações em português e conversando com umas pessoas lá, descobri que o local é muito comum entre os canadenses, masé meio desconhecido pelos turistas. O parque fica localizado cerca de 185 Km de Vancouver, em Pemberton (99 east of Pemberton, BC on the Duffey Lake Road). São três  lagos de água cristalina que vão do azul turquesa ao verde esmeralda que fazem parte do parque. O Lower lake é o primeiro a ser visto numa caminhada tranquila de 5 minutos do estacionamento. Já o Middle Lake requer um pouco mais de esforço pois é preciso fazer uma trilha de 3,5 km, e o Upper Lake requer mais 1,5 km de caminhada. Mas como me disseram na base, “não desista, pois beleza aumenta a cada lago”.

A trilha

A trilha toda é muito bem sinalizada, com banheiros ao longo do caminho. A trilha até o segundo lago é um pouco complicada pois é muita subida e tem partes com degraus que parecem nunca terminar, mas existem vários locais para descansar e apreciar a vista. Não esqueça de levar água e algum lanchinho. Já a trilha para o Upper Lake é mais curta, com menos subida, porem tem muitas pedras para chegar próximo ao lago, então tenha muito cuidado para não torcer o pé ou cair entre as fendas. Mesmo com a dificuldade para chegar ao final, você é presenteado com a vista linda do vale com árvores verdinhas e montanhas imponentes com neve no topo, mesmo no verão.

Lower Joffre Lake

Se você não está a fim de fazer toda a trilha de subida, pode passar o dia neste primeiro lago. Ele é muito bonito, com a água num tom verde mais escuro. Muito bom para vir com crianças fazer um piquenique. Por ser o de mais fácil acesso é o que vai ter mais turistas. Mesmo no verão, a água do lago por ser de degelo é extremamente fria. O que não impediu uns turistas suecos de darem uns mergulhos.

Middle Joffre Lake

A subida na trilha recompensa quando você dá de cara com um lago verde esmeralda lindo. Na minha opinião este foi o lago mais lindo dos três. Ele tem as montanhas nevadas ao fundo e alguns troncos de árvore caídos na água, típico daqueles quadros de quebra-cabeça canadenses. Como fazia muito calor no dia, tinha gente se arriscando num mergulho. Parei aqui para almoçar junto a umas meninas que conheci durante a trilha.

A cor da água vai pegando um tom mais escuro conforme a luz do sol, é muito bonito ficar vendo este efeito. Eu passaria o dia todo neste lago. Depois de duas horas na trilha foi um presente chegar ao meio dia com o sol deixando a água numa cor surreal.

Estas duas primeiras fotos foram feitas ao meio dia, deixando a cor neste tom esverdeado

Estas duas fotos foram feitas na descida da trilha, já erma 14h, veja a mudança da cor da água

Upper Lake 

O Upper Lake requer mais 1,5 km de subida. É um trecho bem complicadinho, cheio de rochas e fendas. Suba com calma. O lago é tão lindo quanto os outros, mas a água perde o tom esmeralda e vai para um azul turquesa. A sensação de estar de cara com a montanha te faz sentir tão pequeno e você nota a grandeza do lugar. Descobri depois que é possível acampar no Upper Lake. Existe um camping bem rústico, mas é preciso de uma permissão especial para passar a noite lá, o site BC Parks explica como conseguir.

Alguns pequenos lagos são formados ao longo do caminho

Olha o tamanho dessas montanhas minha gente

Joffre Creek 

Entre o Middle e o Upper lake, numa pequena desviada do caminho você pode parar para descansar na Joffre Creek, uma cachoeira formada também pelo degelo muito simpática.

Como Chegar

Não existe transporte público pra lá. São duas opções, alugar um carro, o que fica muito caro se você estiver viajando sozinha. Encontrei duas agências que fazem o transporte até lá ( não é um passeio guiado, é apenas o transporte de ida e volta). Eu escolhi a Livv Adventures pois a Parkbus estava com todos os dias lotados.

A Livv Adventures marca como ponto de encontro o Welcome Kyosk no Canada Place (ao lado da Starbucks) às 7:30 da manhã e te devolve lá às 18:30. O motorista combinou que nos buscaria às 16:00h então teriamos bastante tempo para fazer a trilha com calma. O preço foi de 68 CAD. No final, quando retornávamos a Vancouver, vimos um bebe urso marrom, caminhando bem de boas pelo acostamento. No meu último dia no Canadá eu vi o bendito urso que eu tanto queria.

 O que levar

Tome um bom café da manhã, pois a viagem é longa. Vá com roupas confortáveis e um tênis bom para caminhar. Leve bastante água e algumas frutas e sanduíches. Não existe nada por perto para comprar. Todo o lixo que você produzir, deve ser guardado na mochila e na base colocado nas lixeiras especiais contra ursos. Os bonitos conseguem abrir para procurar restos de comidas, então procure separar seu lixo direitinho. No caso da Livv Adventures, fizemos uma parada em Whistler para comprar comida e usar os banheiros. Tanto a Livv Adventures quanto a Park Bus fazem o mesmo estilo de passeio para o Garibaldi Lake que fica um pouco antes. Infelizmente, não havia vagas pros dias que eu estava lá.

Upper Lake

Aconselho você reservar com antecedência de pelo menos 15 dias. O verão com certeza é a melhor época para visitar, e por isso, a que tem mais procura. No inverno, a trilha fica coberta com gelo, tornando-se um atrativo para alpinistas. Dependendo da época, é bom confirmar com a a agência como está as condições da trilha.

Site da Livv Adventures para você fazer sua reserva e ver os outros destinos

Tá pensando em ir para o Canadá? Procure sua hospedagem por aqui

Booking.com

Os comentários estão fechados.