Daniela Menti

Como um cenário de filme, a pequena Asolo, é uma cidade na região do Vêneto na Itália, uma ótima opção de bate-volta se você estiver em Veneza. Localizada no topo de uma colina, a vila medieval é incrível, com suas ruas estreitas e casinhas coloridas. Asolo não está no alvo dos roteiros turísticos, sendo um roteiro feito pelos locais em busca do turismo gastronômico da região. Além das comidas maravilhosas, a cidade é famosa pelo prosecco.

Asolo – Itália

A cidade tem aproximadamente com 9.000 habitantes, experimentou uma grande expansão, principalmente entre o século I AC e o século I dC.

Asolo não estava a princípio no nosso roteiro. Estávamos em Bassano del Grappa e alugamos um carro para seguir viagem até que nos recomendaram passar pelo local. Para visitar o centro histórico é preciso de uma manhã ou uma tarde apenas. Dei sorte de encontrar um dos mercados de antiguidades mais antigos da Itália. Existem muitas opções de locais para comer inclusive feirinhas na Piazza Garibaldi com produtos locais. Outra delícia do local é o azeite de oliva das colinas asolanas, o maior representante das tradições agrícolas da cidade.

Não deixe de subir no Castelo di Asolo que é uma fortaleza situada no centro da vila. Lá você terá esta vista do vale.Três personalidades importantes também se apaixonaram por Asolo

Freya Stark:

Quando subir a colina, preste atenção nas placas de metal na calçada. São homenagens a algumas personalidades que por ali passaram. A viajante Freya Stark, britânica apaixonada pelo Oriente Médio, autora de diversos livros com relatos de viagens. Freya passou seus últimos 10 anos, após um expedição pelo Afeganistão, em sua casa em Asolo, até morrer com 100 anos.

Freya Stark

Caterina Cornaro

Caterina foi a última rainha do Chipre. Caterina se tornou Senhora de Asolo e logo a corte ganhou uma distinção literária e artística, principalmente por ser o cenário fictício dos diálogos platônicos sobre o amor do escritor Pietro Bembo, Gli Asolani.

Eleonora Duse

A polêmica atriz italiana. Eleonora Duse iniciou a carreira de atriz desde criança e em 30 de Julho de 1923 se tornou a primeira mulher a ilustrar a capa da revista “Time”. Seu sucesso iniciou na Europa chegando à America do Sul e Estados Unidos, seu auge foi interpretar os papeis de Sarah Bernhardt nas versões italianas. Ela é considerada uma das primeiras divas do século. A casa de Duse ainda pode ser vista em Asolo.

Não vale a pena passar a noite em Asolo, pois os preços são altíssimos. Tive a impressão de só ter gente rica por lá. O ideal é você se hospedar em Treviso que fica a 30 quilometros (e é outra cidade maravilhosa). Existem ônibus que fazem o trajeto para a cidade. Se você estiver de carro alugado, lembre-se que somente residentes do local podem entrar na cidade. Na base da colina tem um estacionamento pago, deixe seu carro lá e suba a pé. Acredite, a multa por entrar nas ditas ZTL (Zona di Trafico Libero) é bem alta.

Não deixe de passar por Asolo se você tiver a chance!

Booking.com

Os comentários estão fechados.