Nápoles Subterrânea: conhecendo a cidade através de sua rede de túneis
Não é só de transito caótico e doces divinos que Nápoles é feita.
Cheguei em Nápoles com um pouco de medo para dizer a verdade, pois todo mundo havia me alertado sobre os perigos da máfia presente no “Quartieri Spagnoli”, e para agravar, o meu hostel era numa rua, que digamos, as moças da noite utilizavam para trabalhar. Cheguei à meia noite de uma sexta feira, e estava tendo uma briga de duas mulheres bem em frente à porta do prédio, passei desviando da briga das moças e a maçaneta que devia ser do tempo dos antigos romanos estava emperrada, até que elas resolveram parar a discussão para me ajudar a abrir a porta. Já cheguei chegando na cidade.
Eu não esperava muito do Nápoles, mas recentemente havia lido A Amiga Genial, que é um romance/ficção ambientado na caótica cidade durante os anos 50, além do mais, era uma parada estratégica para ser usada como base para visitar Positano e Pompeia.
Um passeio muito interessante que eu fui descobrir no dia seguinte fica escondido entre alguns prédios e se chama Napoli Soterranea (Nápoles Subterrânea)
Como acontece em diversas cidades da Itália, a cada vez que se tenta fazer uma nova construção descobre-se alguma obra arquitetônica da época do Império Romano. No caso específico deste passeio, foi descoberto um grandioso sistema de cisternas e túneis, provavelmente construído pelos gregos 40 metros abaixo das ruas barulhentas de Nápoles.
O ponto de partida do passeio é a Piazza San Genaro e os tours são realizados em inglês ou italiano com normalmente são de 10 pessoas. Não recomendo que pessoas com mobilidade restrita, claustrofobia ou medo de escuro façam o passeio, tem algumas partes bem estreitas e escuras.
Inicialmente, a construção servira como um aqueduto, mas não se sabe ao certo por qual motivo ele foi abandonado. Durante a Segunda Guerra Mundial o local foi utilizado como abrigo anti-bombas. Em uma parte do passeio, você pode ver algumas bombas que não explodiram.
Sobre os esconderijos dos bombardeios da guerra, o site oficial de Napoli comenta:
As cavidades estavam iluminadas e dispostas para acomodar dezenas e dezenas de pessoas que se apressavam ao som da sirene para descer as escadas que desciam em profundidade. Restos de móveis, pichações e diversos objetos em excelente estado ainda testemunham o grande medo do bombardeio e os numerosos períodos do dia vividos nos abrigos, trazendo de volta à vida uma fatia de uma vida importante e ao mesmo tempo trágica na história da cidade. (https://www.napolisotterranea.org/)
Hoje, são feitas ali experiências de cultivo de plantas com iluminação artificial, são cultivadas várias espécies alimentícias e até algumas flores.
O passeio é muito legal para entender como a cidade foi construída. O guia vai contando diversas curiosidades ao longo do caminho, uma delas foi o caso das freiras de um convento que milagrosamente engravidavam, o fato foi atribuído ao poder do vinho que lá era produzido, tendo assim propriedades que melhoravam a fertilidade da mulher. Anos depois, descobriu-se que arte do túnel ligava o quartel ao convento. E o mais incrível, o vinho é vendido no final do passeio.
O passeio pelos tuneis finaliza na superfície dentro de uma sala com várias fardas do exército, armas, bandeiras, e é claro, uma lojinha. Dá-se a volta em um prédio próximo entrando numa casa que não tem nada demais, alguns móveis e quadros, típica casa de uma vó. Quando do nada o guia arrasta um movelzinho e puxa um alçapão, ali embaixo foi descoberto recentemente um anfiteatro romano.
É possível fazer a visita do anfiteatro, mas confesso que eu já estava cansada de tanto sobe e desce de escadas.
Horários
Os horários de visitação segundo o site oficial são:
Excursões em italiano: 10: 00-11: 00-12: 00-13: 00 – 14: 00-15: 00-16: 00 – 17: 00-18: 00 (Quinta-feira às 21h apenas por reserva, atingindo um mínimo de 10 pessoas)
Excursões em Inglês: 10,00-12,00-14,00-16,00-18,00 (Quinta-feira às 21h00 apenas reserva, atingindo um mínimo de 10 pessoas)
Presépios
Encerrei o passeio em uma galeria que exibe diversos presépios. Nápoles é conhecida pela sua tradição centenária de fazer presépios, uns muito realistas e outros que chegam a dar medo. Os temas não são apenas religiosos. As cenas remontam ao dia a dia dos camponeses napolitanos de séculos atrás. Mas por que presépios? A tradição remete às divindades pagãs: Ceres, a deusa da agricultura e das boas colheitas era venerada através de estatuas de terrecaota, que lhe eram ofertadas como agradecimento pelas boas safras. Os artesões espertos começaram a fazer disso um negócio e o templo de Ceres passa a ser a igreja San Gregorio Armeno.
Vale a pena fazer o passeio?
Se você está querendo fazer o passeio para tirar umas fotos incríveis, esqueça. Tantoque para montar esse post tive que procurar em outros sites umas fotos legais, pois as minhas ficaram terríveis. A não ser que você tenha um bom equipamento, ai é outra história. Eu amo fazer esses passeios “não convencionais” achei incrível, mas você tem que prestar muita atenção no guia (eu sempre procuro ficar próximo a ele e faço muitas pergunta, sei que as pessoas me odeiam), senão você estará olhando um monte de pedras apenas. Então, se você é fã de história o passeio deve muito ser feito. Se você preferir, tem um café maravilhoso bem ao lado da porta de entrada com infinidades de doces para você provar.
Booking.com
<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:1; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:0 0 0 0 0 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1073786111 1 0 415 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-family:"Calibri",sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoPapDefault {mso-style-type:export-only; margin-bottom:10.0pt; line-height:115%;} @page WordSection1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} -->
<ins class="bookingaff" data-aid="1428126" data-target_aid="1418193" data-prod="nsb" data-width="500" data-height="330" data-lang="pt-BR" data-df_num_properties="3">
<!-- Anything inside will go away once widget is loaded. -->
<a href="//www.booking.com?aid=1418193">Booking.com</a>
</ins>
<script type="text/javascript">
(function(d, sc, u) {
var s = d.createElement(sc), p = d.getElementsByTagName(sc)[0];
s.type = 'text/javascript';
s.async = true;
s.src = u + '?v=' + (+new Date());
p.parentNode.insertBefore(s,p);
})(document, 'script', '//aff.bstatic.com/static/affiliate_base/js/flexiproduct.js');
</script>