Daniela Menti

Sem muita enrolação, aqui está um roteiro que vai agradar toda a família que tá indo pra Itália, desde o tio que só quer beber vinho, a tia que só quer olhar igreja e a prima que só quer olhar loja de roupa cara.

ROMA: Tá indo pra Itália e Roma não está no roteiro? Já começou errado. Voos com destino final em Roma NA TEORIA são mais baratos, então vale a pena começar por ai. Recomendo seguir até Florença de Trem/Ônibus.

Roma

FLORENÇA: Se tiverem dias sobrando vale a pena visitar as cidades próximas. Vale muito a pena alugar um carro aqui. Você consegue se comunicar com a agência em inglês ou italiano, só tem que fazer a PID (permissão internacional para dirigir) antes de ir, faz no Detran da sua cidade mesmo (em torno de 50 reais) e demora uma semana. Senão dá para ir de trem também mas tem que prestar atenção nos horários

POSSÍVEIS BATE-VOLTA PRÓXIMO A FLORENÇA: 

SIENA: Siena é lindíssima (mas não vale a pena dormir lá) vale passar a tarde. A praça é onde ocorre o “pálio di siena” (que é uma corrida medieval com cavalos), tem muitas tratorias que vendem tudo o que vocês imaginam feito de porco, eu não como esse tipo de carne mas minhas amigas dizem que é maravilhoso. Vegetarianos, foquem nos doces! Tem milhões de tipos de doces de todas as formas possíveis e imagináveis.  

PISA: Aqui a parada é só para ver a torre mesmo, que não tem nada demais, eu pularia essa cidade. Umas 3h no lugar para fotos e comer tá ótimo.

Pisa

LUCCA: é uma cidade murada medieval lindíssima, também vale muito a pena passar uma tarde.

ASSISI: um pouquinho mais longe, é a cidade de São Francisco, não consegui visitar mas é muito procurada.

SAN MARINO: Esse é um pouco mais longe também, mas é legal eu vocês vai estar em outro país, é o segundo menor pais do mundo! Uma tarde lá vocês veem tudo, mas ele fica no topo de uma montanha e tem uma história muito legal, cheia de contos com vampiros e lobisomens. Tem um post com todas as dicas sobre San Marino aqui: 


San Marino, Vampiros e a república mais antiga do mundo

San Marino

BÔNUS: PRA FICAR LOUQUINHO DE VINHO

MONTALCINO: fica a 40 km de Siena e é onde tem o vinho Brunello di Montalcino, os preços são um pouco caros, mas visitar a cidade é muito bonito. Recomendo não alugar um carro pois alguém vai tirar no palitinho para ficar sem beber. Existem inúmeras vinícolas mais baratas, porém esta é a mais famosa

O ideal de um roteiro de 15 dias é focar nestas cidades aqui. Mas se você tiver mais dias livres, ou preferiu ficar menos tempos nestes lugares que eu falei, pegue um vôo/trem/ônibus e siga até a região do Vêneto (minha preferida). Use Veneza ou Verona como base (o que estiver mais barato)

VENEZA:

Veneza é muito bonita, mas fevereiro é a época do carnaval então ela vai estar lotada, e os preços altíssimos (acho que um dos meses mais caros para ir pra lá). Eu amo Veneza pois a cada esquina tem algo diferente, cuidem que se chover as vezes alaga uns lugares.

Veneza

Dicas: pegar um Vaporetto, e visitar sem falta as ilhas de Murano e Burano. Murano é a ilha que faz os cristais mais antigos do mundo. Burano tem casinhas coloridas ótimas pro seu instagram, e é a cidade que fazem aqueles bordados italianos caríssimos.

Burano


BASSANO DEL GRAPPA: Fica a 40 min de trem de Veneza A MINHA CIDADE PREFERIDA NO MUNDO FOREVER <3 Foi onde eu morei, é uma das cidades mais importantes da Primeira Guerra Mundial, além do mais ela está no meio de um vale banhado pelo Rio Brenta. A Ponte degli Alpini foi destruída pelos partiggiani para libertar a cidade dos nazistas. Napoleão morou na biblioteca da cidade também, o véio dono da Diesel tem casa por lá (a chance de você encontrar um filho do cara e arrumar um marido rico finalmente já faz Bassano parada obrigatória), enfim mil histórias E O MAIS IMPORTANTE: É a cidade da Grappa. Tudo é mais barato que Veneza aqui.

Bassano del Grappa
Juro que o passarinho na foto não é photoshop

BARES PRA IR EM BASSANO

Destileria Nardini (bem no centro) tudo é feito a pé, é uma destileria na ponte, a mais antiga da cidade: tomar um Negroni, e um Mezzo Mezzo.

Degli Alpini (atravesse a ponte, fica na outra ponta) aqui é pbrigatório tomar um Spritz, é o melhor da italia, vai por mim que eu fiz a tour do spritz pelo país.

Terraglio: Tomar um Gelatto independente se estiver frio ou calor.

Sansara: melhor pizza, melhor bruscheta, drinks (spritz aqui não é bom). 

Onde ficar: Ostello Don Cremona (é o único lugar) morei aqui. Foi um orfanato durante a guerra hoje recebe turistas.

VALSTAGNA: Minha segunda cidade preferida, se estiverem de carro vale a pena ir, senão não. A cidade também é banhada pelo Brenta, e fica entre uns paredões de pedra coisa mais linda. Nesse link eu falo sobre as dicas da cidade:


O dia que eu achei que chegaria na Áustria de bicicleta

Valstagna

PADOVA: É a cidade de Santo Antônio, eu particularmente ODEIO essa cidade pois fui roubada e sempre me ferrei quando fui pra lá. Mas tem a capela de Santo Antônio se alguem na família estiver querendo desencalhar, vale a pena parar para acender uma vela (não funciona, tentei e não deu certo).

VICENZA: capital da província, metade dos imigrantes de Farroupilha vieram de lá. Não recomendo visitar pois não tem nada de mais além de alguns museus.  

VERONA: TEM QUE VISITAR. A cidade de romeu e julieta, extremamente turística. Se você não entrou no Coliseu em Roma, entre na Arena di Verona é mais conservada tanto que ainda fazem shows lá.

Verona

Soubrou mais alguns dias? Você pode comprar sua volta para o Brasil por Milão e usar a cidade como base pra mais algum rolê:

MILÃO: Fazer um Free Walking Tour pela cidade. Aqui dou dicas sobre como funcionam estes tours:.


Free Walking Tour – Salvando sua vida sem gastar muito

CINQUE TERRE: Esse passeio requer um pouco de loucura, pois é mais longe e envolve algumas trilhas. Cinque Terre são 5 vilas de pescadores que ficam numas montanhas, cheias de casinhas coloridas, já virou Patrimônio da Unesco, tranquilamente pode ser visitado em um dia, visto que a hospedagem lá é caríssima. Recomendo ir se tiver sol apenas. Neste Link eu falo um pouco sobre cada uma das vilas:


Cinque Terre: Bate-volta por Milão, o que fazer?

BONUS PRA QUEM CONSEGUIU SOBRAR DINHEIRO DEPOIS DESSAS CIDADES:

Recomendo ir para o norte para ver a neve e as Dolomitas (eu fui no inverno), e precisa alugar carro para aproveitar bem. Minhas dicas de cidade: Colle Santa Lucia, Trento, Bolzano (parte da Itália que fala alemão).

Qualquer lugar que você escolher vai ser lindo (menos Padova, é uma merda)

Colle Santa Lucia
Canazei

DICAS PRA ECONOMIZAR NO TREM

TRENITALIA: Compre nas maquinas ou na internet, o app é muito fácil, compre os trechos separados. Os Freccia Argenta são mais caros porque são mais rápidos. SEMPRE valide o bilhete (carimbar nas maquininhas na estação), a multa é altíssima se não forem validados

FLIXBUS: Se quiserem viajar de ônibus esse aqui é o certo, muito mais barato que trem, porém um pouco mais lento, ônibus confortáveis fazem várias cidades, são verdes grandões.

COMIDA: A regra de ouro de quem ganha em reais e gasta em euros: JAMAIS coma em restaurantes próximos aos pontos turísticos, são caríssimos. Compre comida no mercado, não tenha vergonha de andar por ai com um marmitão, nos últimos dias se sobrar dinheiro você aproveita os restaurantes.

Os comentários estão fechados.