Cinque Terre: Bate-volta por Milão, o que fazer?
Se você planejou sua viagem para a Itália, e deixou mais de três dias para conhecer Milão e os arredores, talvez uma boa ideia seja fazer um bate volta para este Patrimônio da Humanidade da UNESCO.
O trecho conhecido por Cinque Terre (Cinco Vilas) localiza-se na Liguria, e compreende as cidades de: Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiori. Muitos blogs que eu li quando montei esta trip recomendam fazer a viagem partindo de Gênova, o que realmente é mais cômodo devido a proximidade. Optei iniciar a viagem saindo de Milão, pois já estava lá com uma amiga. Pesquisamos algumas fotos e corremos no site da TRENITALIA, para ver qual seria o melhor trajeto.
Começando por Monterosso.
Encontramos um trem que partia da estação Milano Centrale as 6:10 da manhã, e chegaria às 9h em Monterosso. É claro que descobrimos que o metrô de Milão não abre antes da 6 da manhã, ai bateu aquele leve desespero típico de viagens não convencionais. Por sorte, encontramos um ônibus que ia para perto da estação em alguns minutos. Ok um susto a menos. Fique atento com os horários do metrô. A viagem é longa e tranquila, pagamos em torno de 20 euros ida e vota. Chegando na estação de Monterosso tem um guichê onde você compra a entrada (sim tem que pagar uma “taxa de preservação”) que nos custou 12 euros, mas dava acesso de 24 horas para o trem que ia de uma vila a outra (pague este valor pois este trem vai ser muito útil, já explico o por quê)
Segunda parada — Vernazza
Como falei ali em cima, existe um trem que em 5 minutos te leva de uma vila a outra, mas pra quem curte uma aventura como quem vos fala, tem uma trilha que você pode fazer pelas vilas. Quando eu estive lá, apenas o trecho Monterosso-Vernazza estava aberto. Foram duas horas de trilha pela montanha, com escadas e subidas muito, mas muito íngremes, senti falta daqueles bastões de trekking que todo mundo tinha. Peguei um pedaço de pau pelo caminho e terminei a trilha parecendo o Gandalf. Se você estiver pensando em fazer a trilha completa, certifique-se que ela estará aberta, e ai você terá que se hospedar em alguma das vilas.
O que fazer em Vernazza
Para mim, Vernazza foi a vila mais linda das cinco! Ela é toda colorida, lembrando muito a Costa Amalfitana, porém com preços absurdamente mais baratos. Ela é cheia de tratorias (restaurantes caseiros), onde as pessoas são muito simpáticas e você pode provar uma comidinha típica, ou economizar comendo um pedaço pizza das diversas barraquinhas. Você também pode levar comida na sua mochila e almoçar pelas pedras da costa, vendo as ondas e dividindo seu pãozinho com as pombas.
Terceira parada: Corniglia
Pensa num lugar difícil de chegar. Se você está indo com alguma pessoa de idade, corte esta vila. É a única que não fica diretamente no mar, e sim sobre uma escadaria de pedra com milhões de degraus, tá segundo a wikipédia são 300 degraus, mas sério parecem ser bem mais. Ainda mais após o almoço que fizemos em Vernazza, foi bem complicado subir, mas a vista recompensa. Vai por mim!
Quarta parada: Manarola
Sim pode rir do nome, eu deixo. Infelizmente, começou a chover um pouco então perdi as fotos bonitas. Dei muito azar nesta vila, pois a Via dell’Amore que liga Riomaggiore estava fechada também.
Quinta parada: Riomaggiore
Por fim chegamos na vila de Riomaggiore, que tem miradouros entre as casinhas, então você pode se perder tranquilamente e descobrir pequenos esconderijos com visões maravilhosas para o Mar Mediterrâneo. De Riomaggiore você pode voltar até Milão, ou seu destino inicial. Muitas pessoas fazem este roteiro começando por Riomaggiore, o que muda são os preços em relação ao seu ponto de partida.
A melhor época para visitar Cinque Terre é no final de maio pois o tempo está mais quente, as probabilidades de chuva são menores e ainda não está lotado de turistas. Em Julho, as praias estão cheia de gente. Eu fui no início de abril, então não consegui arriscar um banho nesse mar lindo.
Gostaria de ter passado a noite lá para ver as vilas iluminadas, mas isso vai ficar para a próxima, mas mesmo assim não decepcionou em nada.