Daniela Menti

Se assim como eu, você gosta de conhecer cidade pequenas fora dos roteiros turísticos e dos ônibus de excursão lotados, você vai adorar conhecer um pouco sobre Cittadella, a pequena cidade murada que fica próximo a Pádova. Com menos de 19 mil habitantes, a cidade impressiona por estar muito bem conservada visto que sua construção é de 1220.

Eu amo conhecer estas cidades medievais e em Citadella é fácil se imaginar num filme de época. Sua muralha tem 1,5 km de extensão tão bem conservados que por 5 euros você pode conhecer  toda estrutura caminhando sobre ela. São aproximadamente 15 metros de altura. (Só não vá espiar nas torres igual o Bran fez em Game of Thrones, sabemos bem o que acontece). Brincadeiras a parte, você pode ver as 32 torres com mais de 30 metros de altura.

Não reparem nas minhas meias

História

Inicialmente o forte foi construído para defender seu território das cidades vizinhas, Vicenza  e Treviso. Após o Tratado de Viena (1815), toda a região do Veneto fica sob o controle austríaco até que volte a pertencer ao reino da Itália em 1866. Cittadella ao contrário de outras cidades muradas da Europa resistiu ao tempo e você pode explorar mais da sua arquitetura no museu gratuito da cidade.

Nos finais de semana durante o verão ocorrem feiras de artesanato nas praças e shows de música ao ar livre. A melhor opção é escolher um dos vários barzinhos e tomar um Spritz.

Spritz

Como chegar: 

A forma mais prática é de trem, parando na estação de Cittadella. Se você sair de Pádova, são 40 minutos aproximadamente e menos de 5 euros o bilhete. A estação fica um pouco longe da cidade, mas é só você se guiar pelo muro que não tem como se perder. Tem trens a cada meia hora, mas é melhor você conferir no site da Trenitalia antes de ir.

Se você tiver tempo livre, pode chegar de bicicleta como eu fiz. Porém, eu saí de Bassano del Grappa que é bem mais pertinho. Em meia hora foi possível chegar. A cidade tem vários pontos para você deixar sua bike de graça, só não esqueça do cadeado. Nunca ouvi sobre roubos desse tipo por lá, mas é melhor não correr o perigo de ficar a pé.

Você tem alguma dica de cidade medieval que tenha visitado ou quer conhecer? Deixa aí nos comentários 🙂

Os comentários estão fechados.