Esquiando em Canazei – Val di Fassa, Itália
Você está procurando um lugar baratinho para esquiar próximo a Cortina d’Ampezzo, sem que seja preciso deixar seus dois rins lá como pagamento?
Canazei é uma pequena cidade na região do Trentino Alto-Ádige localizada bem ao norte da Itália. É sem dúvida no inverno, uma dos lugares mais bonitos da província de Trento e totalmente equipada para quem curte esportes.
Sua excelente localização e altitude faz com que muita gente a procure para esquiar. Canazei encontra-se entre os picos de Sassolungo, Sella Group, e Marmolada, que é um famoso patrimônio mundial da UNESCO.
Toda a região do Val di Fassa recebeu influência germânica devido sua proximidade com a Áustria, desde a arquitetura com as casinhas de madeira extremamente rebuscadas até o idioma. Qualquer pessoa que você converse facilmente vai te responder em italiano ou alemão e as vezes até em inglês.
Chegando na Estação
Você pode alugar o equipamento em alguma das diversas agências pela cidade, sério, tem várias! Mas os preços são quase sempre os mesmos. Infelizmente se você for ficar lá apenas um dia como foi o meu caso, o preço é bem alto, algo próximo a 50 euros. Já se você alugar o equipamento para uma semana por exemplo, fica bem mais em conta. Decidimos então alugar um Bob por 10 euros. Um bob nada mais é que esse trenó que o texugo do desenho do pica-pau desce a montanha só que para crianças.
A reação dos guias da estação ao ver 4 marmanjos chegando com um mini-trenó, sem nenhuma criança junto foi hilária. Basicamente eles nos falaram: “tomem cuidados com estas pistas, tem muitos adultos esquiando”. Levamos diversos capotes descendo a montanha nessa coisa linda.
Não sei esquiar, e agora?
Na estação de esqui você pode contratar um instrutor individual, ou montar um grupo. Se você tiver alguns dias disponíveis é uma boa opção, pois os preços diminuem conforme a quantidade de dias e de pessoas. O mais legal é ver crianças de 7 a 10 anos encapotadas de roupa esquiando melhor que você. Eu não contratei instrutor de esqui (mas também não consegui esquiar). Existem duas escolas de esqui em Canazei, uma em geral e outra especialista em Snowboard ( que parece ser mais fácil, mas descobri ser mil vezes mais difícil) e outra na vila vizinha de Campitello.
Preços
Fomos exatamente 1 dia antes de encerrar o período de “baixa-temporada” e pagamos 35 euros por pessoa, mais 5 euros de estacionamento. Este valor te dá acesso aos dois lados da estação de esqui, o lado dos “profissionais” e o lado dos meros mortais. Não foi preciso comprar antecipado. O preço inclui o teleférico que é uma graça! Dentro da estação tem um restaurante que serve comidas típicas alemãs e italianas. Não deixe de provar o chocolate quente de lá e aproveitar o pôr do sol entre as montanhas branquinhas de neve!
Como chegar em Canazei?
Existem vários acessos para chegar em Canazei, o melhor deles é indo de carro com certeza. Partimos de Colle Santa Lucia pela via SP641 e SS 641, e em menos de 1h estávamos lá. Se você for de carro certifique-se que ele seja equipado com pneus de inverno e que tenha correntes de neve, e claro, peça para que te ensinem como usá-la no momento em que for alugar o carro.
De ônibus: Eles partem de Trento ou Bolzano e funcionam muito bem e dentro da cidade. Você poderá contar com ônibus e mini-bus gratuitos que te levaram para as estações de esqui.
Onde ficar
Os hotéis na região tem o preço um pouco salgado mas parecem ser extremamente confortáveis. Optei por ficar num Airbnb em Colle Santa Lucia. Infelizmente quando fui procurar o local para colocar o link aqui vi que ele está fechado para reformas. As opções de hostel nas cidades próximas são muito acessíveis também e você pode reservar por aqui mesmo.