O que fazer numa conexão de 12 horas na Cidade do México?
O que fazer numa conexão de 12 horas na Cidade do México? Chorar por ter só 12 horas, pois tem muita coisa para fazer!
No meu vôo para Vancouver, se São Pedro não tivesse zoado com a minha cara, eu teria 12 horas de conexão na Cidade do México, o que dava para fazer muitas coisas. Infelizmente, o vôo atrasou a partida de Guarulhos em quase duas horas. Acrescente mais 2 horas sobrevoando o aeroporto mexicano devido o mau tempo que fazia, mais fila da imigração e um temporal que estava destruindo tudo o que vinha pela frente. Fiquei presa no aeroporto (que não tem wifi e a tequila é cara diga-se de passagem). Perrengues a parte, vou compartilhar as dicas de como visitar a cidade durante um dia bonito.
Como sair do aeroporto em direção ao centro?
O Aeroporto Benito Juárez fica relativamente próximo do Centro Histórico, cerca de 11 km. Porém o trânsito é caótico, e esse pequeno trajeto pode levar mais de 1 hora de carro. O ideal é pegar o metrô, que também fica lotado em determinados horários. Pegue o metrô na saída do aeroporto na Linha 1 (rosa) em Zaragoza, ande 8 paradas e desça na estação Pino Suárez. Lá, troque para a linha 2 (azul), ande por 3 paradas até chegar em Allende. Você estará a uma esquina no Centro Histórico da Cidade do México. Aproveite que o metrô é opção mais baratex, custando em torno de 6 Pesos Mexicanos (equivalente a +- R$ 1).
Se você achou complicado o metrô, existem as opções de ir de taxi, ou mesmo de Uber, mas sempre confira o fluxo do trânsito e o seu tempo de conexão. Na saída do aeroporto tem vários guichês de ônibus executivos que fazem passeios curtos até o Zócalo (Centro Histórico) ou até as Pirâmides. Os taxis devem ser pagos no guichê das agências credenciadas, não pegue taxis na rua.
Se você achou complicado o metrô, existem as opções de ir de taxi, ou mesmo de Uber, mas sempre confira o fluxo do trânsito e o seu tempo de conexão. Na saída do aeroporto tem vários guichês de ônibus executivos que fazem passeios curtos até o Zócalo (Centro Histórico) ou até as Pirâmides. Os taxis devem ser pagos no guichê das agências credenciadas, não pegue taxis na rua.
Zócalo – Centro Histórico
Aqui se encontram as principais atrações e restaurantes para você ter um gostinho do México na sua rápida passagem. Se estiver cedo, você pode começar conhecendo o Palácio de Belas Artes. O prédio de mármore é um dos mais lindos do local, e é utilizado como teatro e ópera. foi o primeiro espaço dedicado à arte em todo o México. Por dentro, você pode visitar os painéis de diversos artistas, entre eles Diego Rivera. Leve carteirinha de estudante que a entrada é gratuita. A entrada nos domingos também é gratuita.
Casa dos Azulejos e Calle Francisco Madero
Calle Fransico Madero é uma rua charmosa, muito importante durante a Era Colonial. Hoje é uma das ruas mais movimentadas para pedestres, cheia de lojinhas, bares e restaurantes. É nessa rua que você vai encontrar a Casa de los Azulejos. O prédio, que hoje também é restaurante, encanta pela fachada revestida em charmosos azulejos típicos da região de Puebla. O interior é decorado mistura a arquitetura colonial e barroca.
Catedral Metropolitana (Assunção da Santíssima Virgem Maria)
Essa catedral relembra muito a catedral de Cusco (Virgem da assunção). É uma das mais antigas catedrais romanas no continente americano. A catedral é um testamento do legado de sua história colonial do México. Estudos apontam que a Catedral foi erguida exatamente no local sagrado dos Astecas sobre os escombros de seus templos pagãos, destruídos pelos conquistadores espanhóis.
Palácio Nacional do México
Ao lado da Catedral Metropolitana encontra-se o Palácio Nacional do México, sede do poder executivo. É um dos mais importantes prédios culturais do país. Seu interior está repleto de obras de arte e artefatos históricos. E o melhor, a visitação é gratuita! Aproveite para ver a exposição dos painéis de Diego Rivera que contam a história do México. Dentro do palácio encontra-se o museu dedicado a Benito Juárez, com vários objetos e móveis da época. Também você pode ter a sorte de pegar alguma exposição temporária.
Templo Mayor: Fortificações Astecas
Também próximo à Catedral Metropolitana ficam as ruínas astecas do Templo Mayor e seu museu com “apenas” 14 mil relíquias encontradas durante as escavações realizadas entre os anos de 1978 e 1982. Aproveite para visitá-las antes que algum país europeu as leve para “melhor conservação”. Se você estiver com tempo, pegue uma visita guiada, o próprio museu oferece guias especializados, sem custo adicional.
Museu Nacional de Antropologia
Inaugurado em 1964 o museu foca no México pré-colombiano e na etnografia mexicana contemporânea. Abriga diversas relíquias de civilizações antigas, como cabeças de pedra gigantes da civilização olmeca, tesouros da civilização maia, e exposições etnográficas.
Estes pontos ficam um pouco mais longe do centro histórico
Basílica de Santa Maria de Guadalupe
Ah gente, quem via Maria do Bairro deve lembrar que sempre que a Thalia se metia em alguma confusão ela rezava pra Virgem de Guadulupe ajudá-la. Localizada um pouco mais longe do centro histórico, no Monte do Tepeyac, encontra-se a grandiosa catedral em homenagem a Virgem de Guadalupe, um dos templos católicos mais visitados do mundo, cerca de 20 milhões de fiéis anualmente.
Você pode visitar a Basílica Antiga, que data sua construção em 1531 e foi concluída em 1709. Infelizmente em 1921, a igreja sofreu um atentado por um ativista que implantou uma bomba em seu interior, danificando a sua estrutura. O prédio está em restauração até hoje. Também é possível visitar o moderno prédio da Basílica Nova que tem capacidade para 40 mil lugares!
Estádio Azteca
Pedro Ramírez Vázquez projetou a Basílica Nova e também o famoso estádio Azteca, casa da Seleção Mexicana de Futebol, que já sediou as Olimpiadas de verão (1968) e a Copa do Mundo de 1970. Em 2014, o ator Roberto Bolaños, nosso eterno Chaves, foi velado no estádio junto a 40.000 pessoas que prestaram suas homenagens.
Pirâmides de Teotihuacán
Esse passeio fica mais afastado. Existem ônibus executivos e algumas vans no aeroporto que fazem esse bate-volta. Dependendo da sua disposição e horários, vale a pena fazê-lo caso você não seja fã dos museus citados acima.
Essas belezuras de ruínas ficam a 40 km do aeroporto. O parque é Patrimônio da Humandidade desde 1987. Conhecida como Cidade dos Deuses (não confunda com a brasileira Cidade de Deus). Não se sabe ao certo quem vivia em Teotihuacán. Acredita-se que tenha sido uma civilização multiétnica, formada por vários povos. Também é um mistério o porquê do fim de Teotihuacán. Quando foi descoberta pelos Astecas, a cidade já estava abandonada. Ou seja, é o lugar perfeito pra quem é fã de teorias da conspiração ou pra aquele cara do History Chanel gravar mais um episódio de “Eram os Deuses Astronautas?”
O sítio é formado pela Pirâmide do Sol, com 65 m de altura e a segunda maior do México; a Pirâmide da Lua, com 45 m; a Calzada de los Muertos, com 4 km de extensão e principal avenida de Teotihuacán, onde estão dispostas as construções remanescentes daquela civilização; o Templo de Quetzalpapálotl; o Palácio dos Jaguares; e a cidadela. Deu pra notar que é um passeio que requer todo oseu tempo de conexão, não é?
Bônus: Museu Frida Khalo
Se você tiver menos tempo, vale uma visita a Casa da Frida Khalo, ou como é conhecida a Casa Azul. Localizada a 15 km do aeroporto, no bairro Coyoacán, você entrará no mundo íntimo de Frida. A artista nasceu em 1907, cresceu com sua família, morou com o muralista Diego Rivera e morreu, em 1954. Infelizmente você não encontrará suas principais obras aqui, mas sim o seu mundo. Convertido em museu, quatro anos após a morte de Frida, o local é um dos espaços de exposição mais visitados da capital mexicana e recebe 25 mil pessoas todos os meses.
O México é um país extremamente rico em história e cultura, merece muito mais atenção do que uma mera conexão, e me arrependo um pouco de ter pego aquele vôo pra Vancouver em vez de ter ficado por aqui comendo Tacos e tomando Tequila, mas isso é assunto para outro post.
Indo pro México? Reserve sua hospedagem por aqui.