Izamal, a cidade amarela
Eu não gosto de cidades muito turísticas e sempre que posso escolho por conhecer alguma cidade menor, ou uma vila que seja bonitinha e sem aquele vuco-vuco de ônibus de excursão. Acabei encontrando Izamal no Instagram e adorei conhecê-la.
Usei como base a cidade de Mérida, que é um ótimo hub para diversos pontos interessantes. A viagem até Izamal é de pouco mais de 1h e bem tranquila. Tem algumas empresas que fazem o trajeto até lá, você pode checar os valores atuais no site Yucatan Today
Por que visitar Izamal?
A cidade é toda amarela, super instagramavel! Todas as suas construções são pintadas em amarelo ouro. Existem varias teorias sobre o porquê de a cidade ter esta cor, a mais aceita é que os Maias acreditavam que a cor remetia a algo sagrado, dada a forte relação da civilização com o milho.
Encontro de culturas
Izamal também é conhecida como a cidade das três culturas, por mesclar características da cultura maia, espanhola e mexicana, criando um hibridismo interessante de ser visitado.
Da colonização espanhola ficou o convento San Antonio de Padua construído no século XVI sobre uma das pirâmides maias. Em várias cidades que eu visitei, não só no México, como no Peru e na Colômbia, várias igrejas e conventos foram erguidas sobre templos sagrados indígenas. Os muros deste convento fazem lembrar de um dos meus livros preferidos: Do amor e outros demônios – Gabriel Garcia Marquez
Leia mais: 198 Livros – Colômbia: Do Amor e Outros Demônios
Se perdendo um pouquinho da praça principal, você vai dar de cara com uma pirâmide maia lindíssima, e o melhor de tudo, totalmente vazia! Tem que subir umas pedras e passar por uns matinhos cheios de lagartos simpáticos (fica na calle 27, menos de 5 minutos caminhando do convento). Essa é uma das maiores pirâmides do México! Por este motivo alguns historiadores acreditam que Izamal tenha sido uma potência econômica e política para a civilização Maia. Aproveitei para tirar um milhão de fotos e fazer um piquenique nos pés da pirâmide. Para mim, só esta parte já valeu a viagem toda depois da broxante visita a Chichen Itzá. Estas cidades menores passam batidas pelos turistas que se enfurnam nos all inclusive Cancun.
Acredito que o acesso seja gratuito pois não havia uma alma sequer no local!
Próximo ao convento, você pode visitar o mercado público, outro rolê que eu amo! Esse é bem roots, que vende desde artesanato, ervas medicinais, comidinhas de qualidade sanitária duvidosa, até açougues ao ar livre. Provei suco de tamarindo aqui. Não sei dizer se gostei.
Cheque os horários de volta na rodoviária assim que chegar em Izamal, ai programe a sua estadia na cidade. Em 3 horas você vai ter visto tudo o que a cidade tem (como falei, ela é bem pequena). Tem alguns coletivos que saem para Mérida mas somente quando estão lotados (é bem confuso) recomendo ir de ônibus. O terminal da Autobuses del Centro é bem mais barato que o da ADO.
E não esqueça de fazer muitas fotos!