Puebla: entre os casarões coloniais do México
Com quase 500 anos de história e a apenas a duas horas e meia de ônibus da Cidade do México, Puebla é a cidade colonial mais conhecida do país. Sabe aqueles cartões postais do México colonial? É em Puebla. São mais de duas mil construções históricas, incluindo igrejas, templos e prédios públicos.
Quando comecei a montar o roteiro pelo México eu li alguns artigos sobre Puebla e foi a sua proximidade com a capital que me fez decidir passar uma noite lá. Se você estiver montando o seu roteiro e opte para ir até Oaxaca, Puebla é parada de descanso obrigatória quase.
Peguei o ônibus da Ado no primeiro horário da manhã (uns $MXN 115) e, bom, o caminho eu não lembro como era por que obviamente eu dormi todo o trajeto. Da estação de Puebla até o Hotel no centro deu para ir de Uber, pois o sistema funciona super bem na cidade.
A influência espanhola na arquitetura da cidade é fortíssima, o fato dá-se a sua posição estratégica entre a Cidade do México e o porto de Vera Cruz, a cidade foi criada para ser habitada exclusivamente por espanhóis.
Durante o final do século XIX e início do século XX, Puebla desenvolve uma forte indústria têxtil. A imigração da Europa foi incentivar as pessoas a partir de países como Espanha, Itália, França, Alemanha e Líbano para morar na cidade. É possível notar aspectos culturais destes países, como é o exemplo do bairro Humboldt, que tem casas em estilo do sul da Alemanha (Baviera). Achei engraçado o fato de muita gente que eu encontrei falar alemão, ai descobri que devido grande fluxo migratório de alemães levou a Volkswagen a construiu uma grande fábrica nos arredores da cidade, no final do século XX.
Alguns blogs que eu li consideram Puebla como a capital gastronômica do México. Infelizmente, eu e a comida mexicana não nos demos muito bem, mas não tem como discutir que Puebla tem muitos pratos diferentes e, um deles é o milenar Mole Poblano. A receita é praticamente impossível de fazer no Brasil devida complexidade de ingredientes necessários encontrados nas regiões próximas a Puebla. Basicamente é um pedaço (e quando eu digo pedaço você lê meio quilo) de frango ou porco, com um molho marrom e viscoso. Nesse molho (Mole) vão os mais diversos ingredientes incluindo até cacau.
<!– /* Font Definitions */ @font-face {font-family:”Cambria Math”; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:1; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:0 0 0 0 0 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1073786111 1 0 415 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:8.0pt; margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:”Times New Roman”; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-family:”Calibri”,sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:”Times New Roman”; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoPapDefault {mso-style-type:export-only; margin-bottom:8.0pt; line-height:107%;} @page WordSection1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} –>
mole poblano, cuja receita original utilizava cerca de uma centena de ingredientes, pode levar cacau ou chocolate em tablete, com ou sem açúcar, cinco variedades diferentes de malaguetas, amêndoas, nozes, passas, cravo, canela, salsa, pimenta, alho, e tortilhas. Não existem proporções certas e alguns ingredientes podem omitir-se ou variar em proporção. Apesar de ser um prato com um elevado número de ingredientes fortes e muito condimentado, um mole bem preparado não é pesado para o estômago. (Tertúlias de sabores)
O fato é, a história da culinária é linda, mas isso me deu um revertério no estômago que foi lindo! Eu tava misturando Eno com água dentro de um balde e tomado quantidades industriais para me passar a azia que isso ai me deu. Recomendo só os fortes provarem.
Não se assuste, se você não se deu bem com a comida Mexcicana, fique tranquilo que tem várias Starbucks pelo centro, e uns restaurantes meio “americanizados”. Se você for num restaurante típico peça 150 vezes pro garçom “no pica” (a quinta série está rindo, eu sei), que significa “sem pimentas”. E se o garçom disser que tem um pouquinho só de pimenta, é por que provavelmente tem quantidades industriais de Jalapeños e malaguetas, peça para tirar TUDO. Vai por mim, e olha que eu amo pimenta.
Como eu falei anteriormente, Puebla é repleta de prédios históricos, então vale a pena você ir caminhando e descobrindo a cidade. Fiquei um dia completo na cidade, dormi lá e saí cedinho de manhã. Acredito que foi o suficiente. Alguns prédios que eu achei interessante são:
Museo Regional de la Revolution Mexicana, ou Casa dos irmãos Serdan
Eu sempre dou sorte de pegar a noite do mês em que os museus são gratuitos até a meia noite, e não foi diferente aqui. O museu é a única casa onde houve um grito de liberdade e justiça, agora se transformou no museu da revolução em várias partes da casa, você pode encontrar a tragédia que a família vivia, nos quartos, suas paredes. A construção da casa é caracterizada pelo século XVII, mas mantém a decoração do final do século XIX. São reunidos materiais da vida cotidiana e os feitos heroicos do Serdan Alatriste e família. Eram parte da família os irmãos Carmen Maximus, e Aquiles sendo este último um precursor da Revolução Mexicana.
Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição,
Não quer pagar para entrar no Museu? Não tem problema, as catedrais são gratuitas e na minha opinião são tão ricas quanto um museu. A catedral não foge das outras visitadas na Cidade do México e é muito similar às encontradas em Bogotá, Cusco e Lima. Segue o estilo espanhol da época, ricamente ornamentada no seu interior. Sua data é de 1649, e é Patrimônio da Humanidade.
Rua 5 de Mayo.
A minha preferida! Tem umas feirinhas de rua com produtos do dia a dia, mas também tem muita coisa diferente. Me segurei demais pra não sair comprando umas bonecas de porcelana com roupinha de “Quinceañera” mas viajar por 20 dias de mochilão carregando porcelanas na mochila não seria uma boa ideia.
Tem muitas barraquinhas de comida, sorvetes, pipocas e algodão doce.
Zócalo:
Zócalo é o nome das praças centrais no México. Tem vários restaurantes e prédios simpáticos ao redor.
Valores em fevereiro de 2019:
Ônibus ADO BUS – Cidade do México até Puebla: 115 MXN
Hospedagem: Hotel Elena, localizado bem no centro de Puebla, para duas pessoas: 605 MXN.