Daniela Menti

A praia de Jericoacoara, fica no município de Jijoca de Jericoacoara aproximadamente 300 quilômetros de Fortaleza. O lugar não é tão perfeito assim para quem gosta de tranquilidade, visto que o lugar recebe muitos, mas muitos turistas.

Jeri na maré baixa

Como chegar?

Se você estiver em Fortaleza são em torno de 4 a 5 horas de carro ou ônibus de turismo. Neste ponto não vale a pena alugar carro. As estradas são asfaltadas e bem sinalizadas até Jijoca, de lá, o trajeto é impossível sem veículo 4×4, pois as estradas são de areia. De Jijoca a Jeri leva-se em torno de 40 minutos e você pode optar pela jardineira.

Alguém tentou entrar de kombi

O mais prático é você fazer este trajeto contratando um serviço de transfer. Existem milhares de opções pela orla da praia de Iracema, no centro de Fortaleza, onde os preços variam de acordo quantos dias você pretende ficar lá. Um fato curioso, o Brasil deve ser um dos únicos países onde viajar por agência de turismo é mais barato do que fazer um mochilão por conta. Contratei o meu transfer pela CVC e paguei em torno de 500 reais para 4 pessoas, enquanto o valor normal chega a sair por mil reais (em 2017).

de Jijoca a Jeri

Quem acompanha o blog sabe que eu tenho um certo (grande) receio (raiva) de viajar em excursão de agência de turismo programadas para parar nos lugares mais “pega turista”. Porém como viajei com a mamãe, ela me proibiu de tentar trazê-la para a vida de mochileira. Quem for por pacote turístico fica a dica, eles vão parar no município das rendeiras pelo caminho, onde você compra um vestido de crochê por 2 mil reais. Tá certo que é tudo feito à mão e requer muito trabalho, mas não caiam nessa.2 mil reais você consegue dar a volta ao mundo com meu orçamento.

Rendeiras finalizando seus trabalhos

Se você é apaixonado por trabalhos em rendas deixe para negociar com as rendeiras do centro de Jericoacara, elas ficam nas portas de alguns hotéis e por perto da praia fazendo as peças em crochê na hora. Sabe esse vestido de 2 mil reais que os ônibus turísticos param? Então, comprei por R$ 120,00 da moça, que não tinha do meu tamanho, fez um novo paro o dia seguinte. Você consegue biquínis e saídas de banho por 30 ou 40 reais negociando diretamente com elas.

Chuvinha

Onde ficar?

Primeira pergunta: você tem algum tipo de fobia com rãs e pererecas? Descobri recentemente que a tradução de Jericoacoara do indígena significa “Terra das rãs”. E faz jus ao nome. Ficamos no Hotel Jeri, e eu matei em torno de umas 20 pererecas dentro do quarto em 3 dias. Matei mesmo, cheguei a acordar com uma no meu cabelo. Então, não recomendo este hotel se você tiver muito medo. E sim essas diabas estão por toda parte.

Se você estiver viajando pelo estilo roots, Jeri é cheio de pousadas e hostels, mas reserve com antecedência. Fui em baixa temporada e todas as pousadas tinham a plaquinha de “Sem vagas”. Não vá bobear e dormir com as rãs na rua.

 

A noite:

A cidade é calma, e tem apenas cinco ruas. A mais famosa é a rua do Forró, onde tem o restaurante dona Amélia que toda quarta e sábado tem forró pé de serra. De outras opções, você pode aproveitar os restaurantes, ou simplesmente relaxar na praia olhando as estrelas, (uma das poucas coisas gratuitas da cidade).

 

 

Você pode tomar uma boa xoxota na praia também, por que não?

Passeios:

Existem dois passeios famosos em Jeri, um para o leste e outro para oeste. A oeste você pode contratar um buggy para 4 pessoas que basicamente faz o trajeto Mangue Seco até Tatajuba. Infelizmente na época que eu fui a Lagoa de Tatajuba estava com o nível de água muito baixo, então optei pelo passeio do lado leste. Lagoa Azul, Lagoa do Paraíso e Praia do Preá.

O passeio dura das 9 da manhã até as 14/15 horas, depende do humor do bugueiro.

Saindo de Jeri

Primeira Parada — Lagoa do Paraíso e The Alchymist

 

The Alchymist

The Alchymist é o restaurante mais absurdamente caro e pomposo do lugar, ele fica no ponto que a lagoa tem a água mais azul e aquelas redinhas clássicas. Para a alegria dos pobres (quem vos escreve) você pode entrar, usar os banheiros e os quiosques de graça! (as espreguiçadeiras custam R$ 100,00 por pessoa, tenha ideia de quanto custa uma refeição aqui).

As famosas redinhas na água

As redes são bem disputadas, mas fique tranquilo, o pessoal entra tira duas fotos e já sai para não estragar o celular. Fique de olho então. Combine com seu bugueiro quanto tempo você gostaria de ficar aqui. Eu fiquei quase duas horas.

Minha opinião sobre Jeri 

Jeri tem pontos positivos, mas infelizmente os negativos pesaram mais. A idéia de que a vila seja calma, quase um refúgio no paraíso é totalmente equivocada, visitei na metade de março, época de chuvas, onde já seria baixa temporada e o negócio estava lotado! O vilarejo recebe um numero absurdo de turistas incluindo grupos de surfistas australianos gatíssimos (ponto positivo) há pouquíssima estrutura principalmente pessoas que falem inglês ou espanhol. Alô prefeitura, me chama pra ser profe!

Tive a impressão de que o lugar é totalmente artificial, tendo sido tomado pelos grandes hotéis.  Basta você dar uma olhada na cidade fora da parte turística. Para você entrar na lagoa do Paraíso é preciso passar pelo The Alchymist onde 90% das pessoas que estavam lá, e me incluo nisso, fomos só para fazer umas fotinhos bonitas para o Instagram e íamos embora depois de 1 hora por lá. Infelizmente é um dos problemas que vários pontos turísticos estão passando.

Ponto positivo: o pôr-do-sol é incrível.

Os comentários estão fechados.