10 motivos para você viajar para a Croácia
A Croácia além de ter praias tão lindas quanto a Grécia, e serem infinitamente mais baratas, foi o país que nos surpreendeu indo pra final da Copa 2018! O país está localizado no continente europeu e faz fronteira ao norte com a Eslovênia e Hungria, a nordeste com a Sérvia, a leste com a Bósnia Herzegovina e ao sul com Montenegro.
Fazer uma lista com apenas 10 motivos é muito difícil, pois certamente vai faltar alguma coisa, o fato é que, se você estiver pela região, ou mesmo na Itália, é possível pegar um ferry pelo mar Adriático para chegar nas belas praias croatas. Uma dica útil: como o país teve um considerável crescimento turístico, se você falar croata, é possível que você pague pelas coisas 1/3 do preço normal! Hora de baixar o Duolingo e praticar.
1 – Cenário de Game of Thrones
Já começamos esta lista com um dos principais motivos que me levaram a este destino. Dubrovnik, no extremo sul, foi locação para diversas cenas icônicas de Game of Thrones. Encontrei algumas locações em Split também, porém mais difíceis de achar. Em Dubrovnik, parece que você viaja no tempo ao caminhar pelas muralhas e antigas construções. Se você tiver tempo, vale encontrar as locações de cenários sozinho. Eu fiz a besteira de ficar apenas um dia na cidade, por sorte fiz amizade com duas meninas locais, que estavam de saco cheio de gente pedindo pra elas darem licença, pois estavam bem em frente de uma das fotos das cenas, que resolveram me mostrar todos os locais de filmagem. Foram elas que explicaram que o fato de falar croata dava descontos. E realmente, eu pedi um sorvete (em inglês), paguei o equivalente a 3 euros, elas pediram na língua do país e pagaram centavos.
2- Plitvice Lakes
O Parque Nacional dos Plitvice Lakes é uma beleza a parte. É um complexo com diversos lagos naturais cor de esmeralda. Pode ser feito um bate-volta de Zadar. Tem várias trilhas dentro do parque, então vá preparado para subidas e descidas. Ao todo são 16 lagos divididos entre superiores e inferiores, conectados por uma série de cachoeiras.
3 – Pôr do Sol em Zadar e Órgão musical
Zadar é linda, seu centro histórico é composto de diversos arcos romanos e muitas construções que lembram Roma. Na orla da praia, que tem um dos pôres-do-sol mais incríveis que eu já vi! Foi construído um órgão, que emite sons conforme as ondas do mar batem nas pedras. O Sea Organ como é conhecido é uma obra projetada por Nikola Basic em 2005, como uma das estratégias para recuperar a costa de Zadar dos estragos da Segunda Guerra Mundial e assim atrair mais turistas.
4 – As festas de Split
Split é a segunda maior cidade da Croácia, nem preciso dizer que as festas por aqui são loucas. Dê uma caminhada despretensiosa pela praia e você vai sair de lá com uns 35 folders de descontos em baladas e bares espalhados pela região. Na alta temporada são comuns os luais nas praias e muitas, mas muitas pool parties. Fica a seu critério escolher onde passar a noite.
5 – Falando em festas loucas, a ilha de Hvar
Reza a lenda que a ilha de Hvar é a Ibiza croata. Cheia de bares e baladas, quem vai não se arrepende. Pelas fotos, ela parece ser extremamente lotada na alta temporada, e para piorar, estava tendo um festival de música eletrônica na semana que eu estava lá. Preferi deixar para a próxima
6 – Península Ístria e a história Medieval
Não podia ser minha lista se não tivesse uma quantidade considerável de museus e monumentos antigos, não é? A Península da Ístria, com as 3 principais cidades (Pula, Rovinj e Rijeka), fica muito próxima da Itália, logo, tem-se todos os anfiteatros que você vai ver em Roma, diversas características da arquitetura veneziana (muito mármore pra todo lado), e de bônus as incríveis praias azul turquesa.
7 – Os preços
Estive na Croácia no Início de agosto (2016), e gastei menos de 300 euros em comidas, festas, hospedagens, transporte, em 1 semana. Viajei entre as cidades de Flixbus e transporte público. É possível viajar pelo país gastando pouco.
8 – As fronteiras do país
Tá afim de fazer um bate-volta diferentão? Que tal ir pra Bósnia Herzegovina, ou Montenegro? Pegando um ônibus na rodoviária de Split, em algumas horinhas você estará em Mostar, uma simpática cidade da Bósnia. De Dubrovnik você pode chegar em Kotor, cidade murada de Montenegro não desbravada pelos turistas tanto quanto a Croácia. Brasileiros não precisam de visto, então aproveite.
9 – Praias, praias e mais praias
Enjoou das praias no continente, não tem problema. Alugue um barco, ou compre um passeio para as diversas ilhas do país. São elas as principais: Vis, Solta, Brac, Corcula e Pag, além da já citada, Hvar.
10 – Comida
Esse é um item que vai estar em todas as listas de qualquer país. A comida! Nada melhor que conhecer um lugar através da gastronomia. E o que dizer de um país que fazia parte do Império Romano, aprendeu a tradição das pizzas italianas e as incrementou com ingredientes locais? Não deixe de provar os doces também!
11 – Bônus: Museum of Broken Relationships
Tá com dor de corno e nem mesmo todas essas praias e baladas te ajudaram? Seu caso não está perdido! Vale uma visita a Zagreb, capital do país, para visitar o Museum of Broken Relationship. Passe uma tarde por lá e veja que tem mais gente com dor de corno ao redor do mundo. Você pode ler mais sobre o museu aqui.
Para os que não superaram aquele mozão – Museum of Broken Relationships
Está indo pra Croácia? Pesquise sua acomodação por aqui!